Publicado em

Como escolher um filtro de barro

Como escolher um filtro de barro

Como escolher um filtro de barro

Como escolher um filtro de barro para a sua casa? Tomar água diariamente é fundamental para mantermos a saúde em dia, mas, como escolher um filtro de barro adequado? Os filtros de barro são sempre uma boa ideia, pois garantem uma água sempre fresca e potável e livre de impurezas, tornando a água segura para nosso consumo.

Confira a seguir, um guia de como escolher um filtro de barro adequado e que garanta uma água potável e segura!

Como escolher um filtro de barro a partir do material de fabricação

Filtro de Barro Convencional

Apesar de simples, os filtros de barro podem ser fabricados com dois materiais diferentes: a argila e o acrílico. Cada material possui características próprias, entretanto, ambos garantem uma água potável e fresca!

Sobretudo, o filtro de barro é feito de argila e seu processo de filtragem ocorre a partir da gravidade, onde a água fica armazenada no reservatório, onde em seguida é filtrada e armazenada na parte inferior.

Então, durante o processo, as impurezas ficam presas na vela filtrante e nas paredes porosas, já no reservatório inferior ficam apenas a água limpa. Outra vantagem do filtro de barro é que seu material poroso, consegue absorver o calor do ambiente, mantendo a água no filtro sempre fresca.

Filtro de Barro e Acrílico

Os filtros de barro com acrílico não mudam muito neste modelo, por exemplo, o funcionamento da parte inferior é o mesmo que o do filtro de barro convencional. Neste modelo, a parte inferior de argila mantém a água fresquinha também. Por outro lado, o que o reservatório superior é de acrílico transparente.

E qual a vantagem do acrílico? Com esse material você consegue visualizar o nível da água do filtro ao longo dos dias. Assim, fica mais fácil saber quando se deve abastecer o filtro. Além disso, o modelo passa um ar mais moderno!

Capacidade do Filtro

Escolha o seu filtro de barro pensando em quantas pessoas moram em sua casa, por exemplo, filtros com mais de 10 litros são ideais para uma família maior, pois evita o reabastecimento de água constante.

Todavia, é possível encontrar filtros com 2 a 17 litros de reservatório, ou seja, sede ninguém passará! Nese sentido, os filtros armazenam água nos 2 reservatórios — tanto no inferior quanto no superior, sempre abastecido.

Escolha com Base no Tipo de Vela Filtrante

As velas são um dos principais elementos filtrantes dos filtros de barro, elas se dividem em 3 categorias e realizam diferentes funções retirando as impurezas da água diferentemente. Entenda a diferença e função de cada vela para o filtro:

Vela tradicional:

A vela tradicional é feita de cerâmica microporosa, e filtra a água retendo as micropartículas sólidas, deixando a água cristalina.

Vela dupla ação:

A vela dupla ação, ou desclorante com carvão ativado, elimina o excesso de cloro e quaisquer odores ou sabores na água.

Vela tripla ação:

Por outro lado, a vela tripla ação, ou esterilizante, possui todas as características das outras velas citadas, porém, ela possui um revestimento de prata coloidal. A vela esterilizante é uma das melhores, pois reduz a quantidade das bactérias da água.

Os níveis de retenção de partículas das velas também são informados pelos fabricantes. Geralmente, os filtros de barro são de classificação C e têm capacidade para reter partículas de 5 a 15 mícrons.

Prefira Filtros de Barro com Boia

Antes de mais nada, as boias cumprem uma função importante no filtro: elas impedem que a água transborde, após ser filtrada. Além disso, elas aumentam a capacidade do filtro, afinal, ela permite que todos os reservatórios fiquem cheios de água.

Geralmente os filtros de barro são vendidos com 1 boia, entretanto, quando ele tem uma capacidade muito grande, ele pode vir até com 3 boias. Todavia, não são todas as marcas de filtros que indicam se possuem boia ou não, por isso, fique atento a isso na hora da compra.

Prefira filtros de Barro Certificados pelo INMETRO

Prefira Filtros de Barro Certificados pelo INMETRO, pois é ele quem verifica se os produtos cumprem os requisitos mínimos de qualidade, seja para a segurança do consumidor e do meio ambiente.

Então, seu filtro de barro deve vir sempre com o selo do INMETRO, ou seja, isso quer dizer que ele é altamente funcional e de boa qualidade. Sobretudo, não são todos os fabricantes e sites de vendas que mostram se o produto possui selo do INMETRO.

Tamanho ideal para Sua Cozinha

Na hora de escolher um filtro de barro, o tamanho também é um critério de escolha importante, pois será necessário avaliar o espaço onde ele ficará na sua casa. Pela lógica, quanto maior for a capacidade em litros, maior o filtro de barro será. Então, geralmente a altura média varia entre 40 até 60 cm e eles possuem de 20 a pouco mais de 30 cm de diâmetro. Portanto, verifique as dimensões antes de comprar.

Avalie o Peso do filtro antes de comprar

Outro critério na hora de escolher um filtro de barro, é o peso. Sabemos que isso fica muito mais para uma questão de gosto pessoal, no entanto, aconselhamos que você acompanhe os valores em quilos dos filtros para ter uma noção de quanto eles pesam. Lembrando que estamos falando do peso do filtro de barro vazio, ou seja, sem água. Isso é importante para que você defina o lugar onde colocará ele. Filtros muito pesados precisam de uma base firme para que você não tenha problemas posteriormente.